top of page
Buscar
  • Foto do escritorEquipe de especialistas Azteq

Entrou água na barraca?

O que você menos espera que aconteça depois que entrou na sua barraca é que entre água, certo? Mas saiba que normalmente quando isso acontece não é um caso de defeito do produto e sim fatores de uso e condições que podem levar a entrada de água na barraca. Veja as principais causas de entrada de água em barracas:



  • Montagem errada e/ou mal feita – Disparada a maior causa para que esse problema aconteça! Sabe aqueles cordeletes que vem com a barraca, mas você nunca usa, pois parece que ela já ficou bem montada?! Então, são para serem usados!! Esses cordeletes ajudam a manter o sobreteto bem esticado e longe da barraca em si, pois do contrário a água da chuva pode empoçar em algum ponto e saturar o tecido e a costura selada, fazendo com que a água entre. Então fique atento a montagem da sua barraca! Se for possível monte em casa antes da atividade em si, para que não tenha nenhuma dúvida e para que na hora que for preciso você saiba montar a barraca da forma correta e rapidamente. Resumindo, barraca bem montada e esticadinha valem muito a pena!


  • Condensação – Outro fator comum... Já vimos relatos de tanta condensação que parece que ta chovendo dentro da barraca. Isso em nada tem a ver se a barraca é nova ou muito usada. A condensação vai acontecer com mais ou menos intensidade de acordo com fatores como temperatura externa e interna, unidade relativa do ar e quantas pessoas estão na barraca. Para que a barraca lhe proteja do frio é preciso que ela seja bem fechada, porém também é preciso que seja ventilada para minimizar a condensação. Todos os modelos vêm com “janelas” de ventilação e alguns vêm com sistemas para levantar as saias da barraca, aumentando dessa forma a ventilação. Portanto para minimizar esse efeito você deve ver as possibilidades que sua barraca tem para aumentar a ventilação e fazer uso. Em temperaturas mais amenas é possível aumentar a ventilação abrindo (por exemplo) a porta da entrada do sobreteto. Enfim, se choveu dentro da sua barraca não foi uma nuvem que entrou.... Muito provavelmente é o efeito da condensação e há como minimizar isso melhorando a ventilação.


  • Falha na impermeabilidade – Nesses casos o material está falhando e isso pode acontecer ao longo do tempo, pois tecidos impermeabilizados não ficam nessa condição para sempre, ao longo do tempo essa impermeabilização vai se deteriorando, por isso é MUITO IMPORTANTE você só guardar sua barraca completamente limpa e seca! Essa deterioração pode ocorres tanto no tecido do sobreteto, quanto nas costuras seladas, mas existem produtos no mercado que ajudam a recuperar essa impermeabilização e assim aumentar a vida útil da sua barraca. Esses produtos vem em sprays e no YouTube existem diversos vídeos bem bacanas mostrando em como aplicar.


Importante colocar que quanto mais tempo sua barraca ficar fechada, guardada e sem uso, mais rápida será a deterioração da camada de PU.

Barraca assim como todo equipamento requer manutenção e cuidados na armazenagem. Se vai ficar meses sem usar a sua no mato, tente ao menos tirar ela da embalagem periodicamente para dar aquela ventilada, e se for possível montar dentro de casa melhor ainda.

1.909 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page