Buscar
  • Equipe de especialistas Azteq

Como funcionam os isolantes Auto-Infláveis?

Atualizado: Mai 3

Você acaba de comprar seu isolante auto-inflável e chega em casa todo orgulhoso louco para mostrar para sua namorada(o) como ele funciona, daí tira da embalagem e solta ele no chão esperando que se infle como que em um passe de mágica... Mas decepção na sala, nada acontece! Seu produto está com defeito? Não! Entenda como esse tipo de equipamento funciona.


O isolante AUTO-INFLÁVEL é recheado com uma espuma de célula aberta, e quando compactado essa espuma fica toda comprimida. Ao liberar a entrada de ar a diferença de pressão entre o ambiente externo e o interior do isolante faz com o que ele comece a encher de ar, inflando dessa forma a espuma, mas como ele vem de fábrica super comprimido, essa espuma precisa ser inflada algumas vezes antes que esse efeito aconteça, por isso que nos primeiros usos é importante que você infle soprando ar para dentro do isolante. Com o tempo a espuma vai recuperando a “memória” de inflada e aí sim, o isolante vai inflar sozinho.




Dicas:


Esse tipo de equipamento deve ser guardado em casa aberto e inflado (sempre tem espaço debaixo da cama para isso). Dessa forma você vai manter a memória da espuma e quando precisar usar nas suas trips ele vai funcionar super bem!

Mesmo que ele infle sozinho, sempre será necessário uma pressão final, ou seja, uma ou duas sopradas para garantir a pressão adequada.


Se for acampar na neve ou em gelo, nunca leve somente seu isolante inflável ou auto-inflável, pois caso ele fure você estará em uma situação de risco. Para esse tipo de terreno sempre leve um EVA também, ele vai otimizar seu isolamento térmico, uma vez que os valores R dos isolantes se somam, exemplo: Um EVA Thor por baixo + um inflável Orok pro cima, vai ter a soma dos dois valores R´s, e além disso caso o inflável fure, você terá o EVA para lhe proteger.


Nunca, jamais, coloque seu inflável ou auto-inflável inflado em uma superfície quente!!! Ou seja, não use ele debaixo do sol !!! Calor expande gás, e seu isolante está cheio de um tipo de gás (o ar que respiramos), então a superfície quente vai aquecer esse “gás” e expandir, criando caroços e deformando seu equipamento.


E por fim, mas um alerta! Nunca, nunca utilize um inflador mecânico, uma bomba de posto de gasolina e etc para inflar seu isolante, seja ele inflável ou auto inflável. A alta pressão desses equipamentos vai danificar seu produto.

100 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo