2 minutos
Estou nas montanhas há quase 30 anos. Comecei a escalar em 1992 e desde então não parei mais.
Sempre com mochila nas costas, carregando equipamentos para escalada ou para trekking, mas confesso que levei anos para começar a usar bastões de caminhada e me arrependo disso.
Bastões de caminhada são um equipamento essencial nas trilhas, com ou sem carga.
Oferecem estabilidade ao caminhar, o que significa mais conforto e menos risco de torção dos pés, podem ser úteis em diversas situações uma vez que são uma verdadeira ferramenta ao nosso alcance!
Com tantas vantagens, considero esse equipamento essencial e se soubesse disso antes teria começado a usar muito antes.
A princípio comecei usando apenas um bastão e já me ajudou bastante, ainda que cause um certo desequilíbrio, porém, conheço algumas pessoas que se adaptaram a usar apenas um.
Depois que experimentei usar dois, entendi todas as vantagens desse equipamento. Hoje não consigo usar apenas um, pois o desconforto é notável. Uso o par o tempo todo e estou completamente adaptado.
Mas não basta comprar o bastão, é preciso saber usar! E aqui tem algumas dicas levando em conta o uso para caminhada/trekking:
Como segurar? Os bastões têm um loop de fita na empunhadura e sua função é justamente você prender seu punho nesse loop. Isso evita que ele fique caindo ao longo da caminhada e também proporciona a possibilidade de “repousar” sua mão sem ter que ficar agarrando o bastão o tempo todo.
Esse vídeo mostra isso perfeitamente
Ajuste de altura É preciso que ao utilizar o bastão o seu cotovelo fique em um ângulo de 90°. Se seu braço estiver muito para baixo será preciso ajustar e aumentar a altura do bastão, se estiver muito para cima, será preciso ajustar para baixo essa altura.
Não ficou claro? Esse vídeo explica rapidamente
Em dias chuvosos é preciso prestar mais atenção! Se estiver com o ângulo do bastão errado em um dia de chuva, além de problemas de ergonomia, você vai correr o risco molhar sua jaqueta por dentro, pelos punhos.
Veja o vídeo
E por fim um erro muito comum: a ponteira do bastão! Aquela ponteira de borracha que vem com o bastão é para proteger o bico durante o transporte, ou seja, quando ele estiver por exemplo preso na sua mochila. NÃO é para ser utilizado durante a caminhada, durante o uso do bastão!!! Quando for usar o bastão retire essa ponteira de borracha e a guarde para proteger o bico quando o bastão não estiver em uso.
É isso! Essas foram algumas dicas sobre bastões de caminhada, mas acho que a dica mais importante é: USE BASTÕES DE CAMINHADA!
Não importa sua idade, nem o quanto seus joelhos são potentes e fortes, pode apostar que eles irão agradecer em breve esse cuidado.
Kiko Araujo
Comentarios